Aromaterapia é um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo.
De determinadas plantas aromáticas é extraído o óleo essencial a ser aplicado isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo.
Óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação. Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, concentração, etc.
É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da
fitoterapia e que é comumente usada em conjunto com esta. É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística. A Aromaterapia deve, mesmo assim, ser empregada com cautela e de preferência, guiada por um profissional especializado, que saberá verificar as contraindicações, além de dosagens melhores formas de uso.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Alguns óleos essenciais e suas aplicações

Alecrim
Estimulante da circulação e do sistema nervoso central, ativa a memória.
Tem ação tônica e antidepressiva. É descongestionante e diurético.
Não usar durante a gravidez, nem em hipertensos ou epilépticos.

Bergamota
Antidepressivo, ameniza a insônia e a ansiedade. Antiinfeccioso, alivia a candidíase. É regulador do apetite.
Altamente foto-sensibilizante, não se expor ao sol.

Camomila romana
Antiinflamatória e analgésica. Dores musculares, dor de ouvido, cólicas abdominais e juntas inflamadas. É antidepressiva e imunoestimulante. Limpeza e tratamento de peles sensíveis. Bom para massagens e banhos com alta diluição.

Canela
Alivia as dores reumáticas, artrite, tosse, resfriado, infecções e debilidade geral. Usar em baixa concentração.
Não use em banho, nem em crianças.

Capim Limão
Revigora, elimina o cansaço, revitaliza a energia. Aumenta a concentração.
Relaxa crianças agitadas. Útil em tratamento de dor e flacidez muscular.

Cardamomo
Anti-séptico, antiespasmódico, afrodisíaco, digestivo, diurético, tônico dos nervos. Indicado para cólicas, cãibras. Regula o sistema digestivo.

Cedro
Estimulante linfático e diurético. É adstringente suave e tônico.
Cicatriza pele com acne. Usar em baixa concentração.
Não usar em banho, nem em crianças.

Cipreste
Estimulante da circulação, cicatrizante, antitranspirante. Adstringente para peles oleosas. Ativa a concentração.

Citronela
Estimulante mental. Repele insetos. Anti-séptico, desinfetante e refrescante.

Cravo
Fungicida, anti-séptico,analgésico. Expectorante. Reumatismo. Forte atuação na pele e mucosas. Diluir a 1%.
Não usar em hipertensos ou epilépticos.

Erva doce
Diurético e digestivo, elimina toxinas. TPM e menopausa. Drenagem linfática.
Usar em baixa concentração.
Não usar em banho, nem em hipertensos e epilépticos.

Hortelã pimenta
Expectorante e refrescante. Estimula o cérebro e clareia o pensamento. Alivia a febre, dor de cabeça e náusea. É depurativo e tônico digestivo.

Lavanda
Refrescante e estimulante. Limpeza da pele, acne, tonifica os tecidos.
Massagem para celulite. Depressão, estresse. Ação antiinfecciosa.

Lavandin
Equilibra o físico, mental e emocional. Antiestresse, insônia. Desintoxica. Cicatrizante e regenerador dos tecidos, com queimaduras, cortes e acnes. É repelente.
Litsea cubeba
Sub-espécie da Lavanda com maior concentração de cânfora.Suave sedativo, repelente de insetos, analgésico e cicatrizante. É refrescante.
Não usar puro sobre a pele e antes de se expor ao sol.

Patchuli
Estimulante sensual e afrodisíaco. Antiinflamatório e anti-séptico.
Fungicida e regenerador celular. Tônico e regenerador dos tecidos
para pele madura.

Petitgrain
Ameniza a depressão, a insônia e irritabilidade. Adstringente para o rosto
com acnes e couro cabeludo oleoso. Refrescante em banhos.
Com propriedade desodorante.

Eucalipto citriodora
Alivia as dores reumáticas e garganta. É um tônico geral. Descongestiona vias respiratórias. É anti-séptico, bactericida. Repele insetos.

Eucalipto glóbulus
Expectorante e descongestionante, combate sinusite, catarro e dor de garganta.
Também atua contra a febre e dor muscular. É estimulante para o cansaço mental. Limpa o ambiente e renova a energia.

Eucalipto Staigeriana
Relaxante para os nervos, expectorante, revigorante. Alivia dores musculares. Aroma suave cítrico/lima-limão. Limpa o ambiente.
Alta concentração de citral.

Flor de laranjeira
Tranqüilizante, antidepressivo e sedativo. Insônia, tensão nervosa, palpitações, depressão, ansiedade, histeria e choques. Acalma e revigora ao mesmo tempo. Regenerador da pele seca ou envelhecida, dermatites, TPM, menopausa.

Gerânio
Antidepressivo. Alivia a TPM e o cansaço nervoso. Tem ação diurética. Equilibra o sebo da pele. Em forma de hidrolato para dor de garganta.

Jasmim
Afrodisíaco sensual. Revigora e acalma os nervos. Regenerador celular para peles secas, sensíveis ou maduras. Relaxa, sem sedar, ideal para condições de fadiga mental.

Laranja azeda
Revigora. Alivia a ansiedade. Combate a insônia e a prisão de ventre.
É tônico geral, auxilia na eliminação das toxinas.
Levemente foto-sensibilizante.

Laranja doce
Alivia a ansiedade e dor de cabeça, regenera os tecidos, ajuda a desfazer as gorduras localizadas e a celulite. Alegra em aroma ambiental.
Levemente foto-sensibilizante.

Limão
Ativa a concentração. Alivia o cansaço físico e mental. Antidepressivo. É diurético e tônico geral. Imuno-estimulante, antiinfeccioso e antivirótico.
Altamente foto-sensibilizante.

Mandarina
Antidepressivo, relaxante e sedativo. Auxilia no combate a estrias e celulite. Aroma ambiental estimulante da alegria e descontração.
Levemente foto-sensibilizante.

Manjerona
Analgésico, artrite, enxaqueca, dor muscular, reumatismo. Antiinfeccioso. Rinite, sinusite, tosse convulsiva e bronquite. Bactericida. Anafrodisíaca.

Melaleuca ou Tea tree
Poderoso imunoestimulante. Bactericida, fungicida e antivirótico. Elimina verrugas, micose nas unhas e sarnas. Cicatrizante para cortes profundos, pele com acnes e picada de insetos. Dor de garganta, congestão nos brônquios. Artrite. Útil em todas as infecções. Revitaliza.

Olíbano
Regenerador, físico e energético. Revitaliza a mente e o físico. Melhora a respiração, é cicatrizante. Excelente para a meditação.

Palmarosa
Antiinfeccioso, tônico geral, regenerador celular. É hidratante, estimulante e adstringente, equilibra a produção do sebo da pele. Usar em baixa concentração, cuidado com peles sensíveis. Alivia o estresse.

Rosa
Suave mas “poderoso” antidepressivo e pós-parto. Depurativo, regulador. Adstringente para todos os tipos de pele. Hidrata peles ressecadas, sensíveis ou envelhecidas. Afrodisíaco. Tônico - sistemas circulatório, digestivo e nervoso. Na sexualidade sua ação é incomparável. Desintoxica o sangue e os órgãos.

Sálvia Esclaréia
Relaxa o físico e o mental. Alivia o estresse e a tensão. Adstringente para
pele oleosa e com acne. Alivia os sintomas da menopausa e TPM.
Utilizar em baixa concentração pois pode ter efeito alucinógeno.

Sândalo
Afrodisíaco, calmante para a mente e as emoções, induz à meditação profunda. Ameniza a ansiedade e a depressão. Anti-séptico do sistema urinário. Tratamento pulmonar. Inalação para bronquite, tosse seca e dor de garganta.

Tangerina
Prevenção de estrias. Tônico estimulante do fígado e estômago. Tratamento de pele. Esgotamento. Irritabilidade e tensão nervosa. Uso seguro na gravidez e em crianças.
Após o uso não se expor ao sol.

Vetiver
Relaxante na tensão e estresse. Alivia dores musculares, varizes e cansaço nas pernas. Tônico circulatório. Fortalece o físico e o mental, auxiliando pessoas muito aéreas a fixar os pés nos chãos .

Ylang
Afrodisíaco sensual. Elimina tensões e ansiedade. Antidepressivo. Irritabilidade na TPM. Diminui o ritmo cardíaco e respiratório.
Fonte: Lemnis

Nenhum comentário:

Postar um comentário