2 xícaras de chá de couve
1 polpa de maracujá
1 unidade de suco de limão
Açúcar a gosto
Gelo
Bata a couve com a água bem batido. Coloque o maracujá e bata rapidamente. Coe e acrescente o suco de limão e açúcar e gelo a gosto.
SUCO DE CAQUI COM AGRIÃO
4 xícaras de chá de caqui maduro
1 xícara de chá de talos de agrião
1 litro de água
5 colheres de sopa de açúcar
Gelo a gosto
Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o gelo. Coe, acrescente o gelo e sirva.
SUCO DE CASCA MELANCIA COM HORTELÃ
4 xícaras de chá de casca de melancia
1 litro de água
1 xícara de chá de açúcar
2 unidades de limão
10 folhas de hortelã
Coloque 1 litro de água no liquidificador com as cascas, o açúcar, o suco do limão e a hortelã. Basta bem, coe e sirva gelado.
SUCO DE MORANGO VITAMINADO
2 xícaras de morango picado
1 colher de sopa de gengibre picado
1 litro de água
1 xícara picada de couve manteiga
1 xícara de açúcar
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe, acrescente o gelo e sirva.
SUCO DE LICOPENO
1 xícara de tomate maduro
2 xícaras de goiaba vermelha
2 xícaras de Melancia
1 litro de água
1 xícara de açúcar
Gelo a gosto
Cozinhe o tomate com a goiaba e a água. Deixe esfriar e reserve. Retire as sementes da melancia e coloque no liquidificador. Junte o tomate a as goiabas cozidas, a água e bata bem. Coe acrescente o açúcar e o gelo.
SUCO DE CASCA DE MAMÃO COM LARANJA
1 xícara de chá de casca de mamão
3 xícaras de chá de água
5 colheres de sopa de açúcar
4 unidades de laranja
1 unidade de limão
Bata as cascas de mamão com água e açúcar. Coe. À parte, esprema as laranjas, o limão e misture ao liquido. Sirva gelado.
Conheça as propriedades dos alimentos utilizados nas receitas:
Couve - rica em cálcio, fósforo (minerais importantes à formação e manutenção de ossos e dentes), ferro (importante à manutenção das células sanguíneas), vitamina A (indispensável à boa visão e à saúde da pele, evita infecções), vitaminas do complexo B (protegem a pele, evitam problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso) e fibras.
Maracujá - rico em vitamina C (auxilia na formação de ossos e dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos) e vitaminas do complexo B (B2 e B5), contém também sais minerais como ferro, cálcio e fósforo.
Limão - possui propriedades antiinflamatórias, antibacterianas e antioxidantes. Pelo seu alto teor de vitamina C, aumenta a absorção de ferro e cálcio de alguns alimentos.
Caqui - contém vitamina A, B1 (tonifica o músculo cardíaco e ajuda a regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo) e B2 (importante para a manutenção dos tecidos corporais), além de quantidade considerável de fibras (regulam as funções intestinais).
Agrião - fonte de vitamina A, apresenta vitaminas do complexo B e grande quantidade de vitamina C; contem iodo (importantes para o funcionamento da glândula tireóide) e ferro (produção de glóbulos vermelhos do sangue); é digestivo, diurético e auxilia na desintoxicação.
Melancia - contém licopeno (carotenóide que reduz o risco de câncer de próstata) e alto teor de água (hidrata o organismo, é laxante e diurética). A casca da melancia é rica em fibra solúvel, que auxilia no controle dos níveis de colesterol e glicose sanguínea.
Hortelã - estimulante do aparelho digestivo, combate flatulências (gases), auxilia na expectoração de secreção pulmonar.
Morango - rico em vitamina C, fibra, potássio, antocianina (substância que protege as artérias). Antiinflamatório, antioxidante, estimula o funcionamento cardíaco.
Gengibre - antioxidante, antiinflamatório, combate enjôos, infecções e doenças cardiovasculares.
Tomate - boa fonte de vitaminas A, C, do complexo B e alguns sais minerais. Contém licopeno, pigmento vermelho que tem ação antioxidante, muito associado à prevenção de alguns tipos de câncer. Para torná-lo mais disponível, é necessário que seja aquecido.
Goiaba - rico em vitaminas A, C e B1; contém cálcio, fósforo, ferro e licopeno.
Laranja - rica em vitamina C; contém cálcio, fósforo. É estimulante do sistema circulatório; e ativa o trabalho das glândulas secretoras de suco gástrico, facilitando, a digestão e funções intestinais. Sua casca é rica em flavonóides antiinflamatórios, importantes na prevenção do câncer. Pode ser consumida na forma de chás ou ralada sobre doces ou molhos.
Mamão - polpa e casca são ricas em sais minerais como cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, vitamina A, vitamina C, ácido fólico (eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares), fibras (pectina). Contém a papaína (enzima que auxilia na digestão das proteínas). Tem propriedades laxativas, calmantes, além de ser purificador do sangue.